SÍNDROME DE DOWN NÃO PEGA..CONTAGIAAAA!!

SÍNDROME DE DOWN NÃO PEGA..CONTAGIAAAA!!

21/03/2012

Depoimento do Irmão


21/03 Dia Internacional da Síndrome de Down.
Depoimento de um irmão para sua irmã que tem Síndrome de Down!
A pior Síndrome é a do preconceito!
Agora é exatamente 00:50 de segunda feira (19/03/2012), após me revirar muito na cama, com muita saudades da minha querida irmã, começo a escrever esse breve texto com muitas lágrimas nos olhos, lágrimas essas de muito orgulho de você querida Rhaissa e de toda minha família.
Em 26/02/1998, com apenas 6 anos, ganhei uma irmã, mal sabia eu que ela não seria apenas uma irmã, como a de todos os outros, ela seria um grande exemplo para mim, algo iluminado e muito difícil de descrever com singelas palavras.
Fonte inacabável de alegria, sorriso encantador, jeito de princesa, olhar de anjo, beleza de rainha.. se bem que isso a genética do mano ajudou nesse aspecto.. dentre outras infinitas características que não vou descrever nesse momento. Pessoa que mostra a cada instante o quão bela a vida pode ser!
Inspiração, isso! Essa é a palavra certa para usar... quando dificuldades surgem no meu caminho, barreiras se atravessam, eu logo reclamo, (não reclama quase o bem bonito)... Lembro como se fosse hoje, passaram-se alguns anos e muitas pessoas, talvez por falta de informação ou preconceito mesmo, falaram e ainda falam, "A Rhaissa não vai ser alfabetizada, vai gostar de uma cor só, vai ser rebelde, só vai gostar de um tipo de música, vai dar seus primeiros passos com não sei quantos anos de idade, não vai fazer isso, não vai fazer aquele outro" e você calou a todos esses, superou seus desafios diários, suas dificuldades constantes. Menina alfabetizada muito antes do normal, com boa leitura e caligrafia, corre o dia todo perfeitamente, música então.. até teclado toca, joga xadrez melhor que muitos adversários que o bicampeão gaúcho aqui já enfrentou, estudando em um colégio normal como outra criança qualquer...
Pai, mãe, familiares e todos que de algum modo ajudaram no desenvolvimento da minha irmã, quero agradecer do fundo do meu coração a todos, em especial minha mãe, essa que sempre lutou e luta diariamente pela inclusão, que luta contra o preconceito que por muitas vezes é a pior arma contra essa luta e que virou uma especialista no assunto, ajudando inúmeras famílias a lidar com essa situação, mostrando o quão especiais essas pessoas são. Aqui também vale o registro do carinho do meu pai com minha irmã, que jamais deixou que algo faltasse para ela e para mim também, homem que construiu a APAE (nova sede e escola) na minha terra natal ajudando um elevado número de pessoas da comunidade e região, que fez um site e que mostra como é a vida da Rhaíssa e como vencemos a cada dia as peleias da vida, site esse que recebeu milhares de visitas, inclusive de diversos países, entre eles estão EUA, França, Argentina só para citar alguns poucos, pois essa lista é grande.
E quando você que está lendo essa "carta" ver uma pessoa portadora da Sindrome de Down, não pense que ela é louca, nem fuja dela, não ache que ela não tem qualidades e não vai saber fazer as coisas, não a trate como uma coitadinha ou como um ser inferior, apenas a trate com naturalidade, educação e respeito, apenas isso, não é difícil, e antes de fazer alguma graçinha ou algo do tipo, pense bem, geralmente existe pessoas ao lado dela que não toleram esse tipo de atitude.
Para não me estender demais, já que tá tarde e amanha tenho que acordar cedo que o batente começa as 6:30, só quero finalizar dizendo que a vida é linda, tão maravilhosa que sem mais nem menos me presenteou com você Rhaíssa, ela, a vida, passa tão rapidamente que as vezes não falamos tudo o que desejamos, por isso, quero aproveitar esse momento, para antes de dizer que lhe amo, para agradecer a quem está lá em cima por ter lhe colocado no meu caminho. Agora sim, saiba que não existe ninguém nessa vida mais importante que você para mim, que meus sacrifícios agora são para futuramente proporcionar confortos para mim e minha família. Agora exatamente 01:47 da manha encerro com algumas poucas lágrimas ainda e quero falar nesse dia o quanto amo você, e que você está rodeada de pessoas que te admiram muito.
Sindrome de Down: "A diferença que não faz diferença!"
Lutem por essa causa, lutem por esse ideal, por uma sociedade inclusiva que de direito a todos independente de qualquer coisa.
Se você é contra o preconceito, a favor dessa causa, ou admira minha mãe, meu pai ou minha irmã, se me admira, ou simplesmente me acha bonito (o que não é difícil.. haha) compartilhe essa causa com outras pessoas, só assim teremos mais forças para vencer essa luta!
Rennar de S. Cordella


6 comentários:

FABY disse...

LINDO, LINDO, LINDO!!! EMOCIONADÍSSIMA COM AS BELAS PALAVRAS DE UM IRMÃO! PARABÉNS À FAMÍLIA TODA!!!
FABIANA

Anônimo disse...

Rennar, vc é lindo sim, mas mais ainda por dentro. Que consciência e amor vc tem. Tenho uma sobrinha com SD que me é muito querida e todos nos orgulhamos dela. Pessoas como vc me fazem acreditar que o mundo pode ser melhor. Um beijo enorme prá vc e pra Rhaissa, aliás, para toda família.

Eliana Simões - São Paulo/SP

FABY disse...

Olá, Aroldo!!!! Nossa família também tem um ser muito especial.É a Maria Eduarda, de 2 aninhos, minha sobrinha, que veio iluminar as nossas vidas. Parabéns pelo blog e por lutar pela Síndrome de Down! Fabiana

Ivan Sanches disse...

Minha filha nascerá nesta segunda e é portadora da Síndrome de Down.
Já tenho um enorme amor pela minha pequenina e sei que vai trazer muita alegria e união para minha família.

Obrigado pelo espaço e pelas informações

Grande abraço para a Rhaissa e Rennar.

Ivan Sanches

Samara disse...

Lindo,lindo,lindo, Meus parabéns nunca desista de seus ideias,ou de seu sonhos. Td de bom a ti Rhaissa (Linda%

Anônimo disse...

Lindo!!!! em agosto desse ano Deus resolveu tbem nos presentear com a chegada da Maria Eduarda que tbem é portadora da síndrome de Down...Um anjo do céu....

Simone
25 de novembro de 2012